29/11/17

SEMANA DA CIÊNCIA

Biblioteca Diamantina Promove o conhecimento do papel das mulheres na investigação científica
Iniciativa das bibliotecas escolares do Agrupamento, também na escola EB 2,3 Professora Diamantina Negrão se celebrou a Semana da Ciência e da Divulgação Científica. Entre 20 a 24 de novembro, sucederam-se, no espaço da biblioteca, eventos que promoveram o conhecimento científico junto de alunos(as) e professores(as), destacando-se a exposição sobre mulheres cientistas. 

Esta celebração visou também dar visibilidade à ciência no feminino, tantas vezes esquecida e injustiçada por uma comunidade científica durante muitos séculos dominada por homens. 

Alunos(as) e professores(as) elaboraram biografias de cientistas como Marie Curie, Maria Mayer, Lise Meitner e Mathilde Krim, entre outras. Estas biografias, em pequenos cartazes, encontram-se ainda em exposição na biblioteca Diamantina. 

Refira-se a este propósito que a EB2,3 Professora Diamantina Negrão é a única escola de Albufeira (e uma das poucas do Algarve) que apresenta uma mulher como patrona. 

Mas, nem só de senhoras viveu a Semana da Ciência. Foram também apresentados filmes e documentários das áreas da Física, da Química e da Geologia, a que assistiram dezenas de alunos(as) no âmbito das aulas de Físico-química e Ciências Naturais. 

Realizou-se ainda um concurso de maquetes do sistema solar, realizadas por alunos do 3º Ciclo. Os interessados poderão ainda ver estes trabalhos, na biblioteca, até ao final do período. 

Depois da comemoração do Mês da Patrona e do concurso de leitura, esta foi mais uma actividade que comprova o papel central que as bibliotecas representam no processo de aprendizagem dos alunos e na promoção das cultura e literacia. 


Professor da equipa da biblioteca escolar 
António Martins




























Sem comentários: