03/03/15

CASTELOS ALGARVIOS NO TEMPO DA RECONQUISTA

Desde a concessão do Condado Portucalense ao conde D. Henrique até à conquista do algarve por D. Afonso III decorreram cerca de 150 anos. Durante essa época de Reconquista, o território do reino ora avançou ora recuou. Os avanços das conquistas pelos reis portugueses foram acompanhados pela construção de castelos. Uns situavam-se no cimo dos montes e outros juntos a rios que, normalmente, serviam de fronteiras naturais entre os territórios muçulmanos e cristãos. Muitos castelos foram antigas fortalezas muçulmanas reconstruídas e alargadas após a conquista portuguesa.

Os primeiros castelos, construídos na Europa Ocidental ainda no século IX, eram feitos de madeira, terra e camadas de pedra, para proteger contra invasões e ataques. O modelo de castelo protegido por muralha surgiu apenas no século X, na França. Apesar de idênticos – a maioria apresentava um salão, aposentos exclusivos para o dono, uma capela e a torre onde ficavam os guardas -, cada construção tem a sua própria arquitetura, que muito deve à criatividade dos mestres-pedreiros e recursos existentes no local e proximidades.

Para tomar os castelos inimigos, faziam-se cercos e assaltos às muralhas através de escadas e torres de madeira. Os atacantes serviam-se de pedras e objetos em chama para destruir as casas, enquanto os atacados lançavam azeite a ferver sobre os que tentavam subir às muralhas.

Aos alunos da turma C, do 5º Ano foi proposto o desafio de pesquisar e tentar reproduzir um dos castelos algarvios do tempo da Reconquista, em desenho ou maqueta. O resultado do trabalho dos alunos pode ser apreciado nesta exposição. 

A professora Manuela Carvalho agradece a colaboração dos Encarregados de Educação que colaboraram com os seus educandos na execução destes trabalhos. 


Sem comentários: